Questão
1
Assinale
a alternativa correta sobre as mitocôndrias
Escolha
uma:
a. A
função principal das mitocôndrias é a produção de proteínas.
b. A
membrana externa das mitocôndrias é enrugada e apresenta elevada
permeabilidade seletiva.
c. A
maior parte de ATP utilizada pela célula é produzida pela
fosforilação oxidativa que ocorre nas cristas mitocondriais.
d. Quanto
mais a célula necessitar de energia para realizar suas funções
vitais, menos mitocôndrias ela produzirá.
Questão 2
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Analise
as informações abaixo quanto ao processo de fotossíntese e
assinale a alternativa correta:
Escolha
uma:
a. As
fases de claro e escuro estão relacionadas ao período em que
ocorrem, sendo as de claro durante o dia e as de escuro durante a
noite.
b. O
estroma é o local do cloroplasto onde ocorrem apenas as reações de
escuro.
c. A
fotossíntese é o processo através do qual são formados compostos
inorgânicos a partir de compostos orgânicos.
d. Uma
enzima bastante importante no processo de fixação do CO2 é a
ribulose 1,5- bifosfato carboxilase/oxigenase (Rubisco).
Questão 3
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Assinale
a alternativa em que estão corretamente associadas às estruturas
celulares com suas respectivas funções, apresentadas abaixo.
I.
Aparelho de Golgi
1. Digestão Intracelular
II.
Membrana plasmática
2. Permeabilidade celular
III.
Mitocôndria
3. Respiração celular
IV.
Lisossomo
4. Secreção celular
Escolha
uma:
a. I, 2
– II, 1 – III, 3 – IV, 5.
b. I, 3
– II, 1 – III, 6 – IV, 2.
c. I, 2
– II, 4 – III, 1 – IV, 3.
d. I, 4
– II, 2 – III, 3 – IV, 1.
Questão 4
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
As
mitocôndrias são organóides presentes em todas as células
eucarióticas, animais ou vegetais, cuja atividade se relaciona com o
metabolismo energético das células e com a produção de ATP na
respiração aeróbica. Essas organelas são originadas:
Escolha
uma:
a. dos
lisossomos
b. de
mitocôndrias pré-existentes.
c. do
retículo endoplasmático rugoso.
d. dos
centríolos.
Questão 5
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Células
do fígado possuem até duas mil mitocôndrias, ocupando cerca de 1/5
do seu volume, bem como as células de um músculo. O número alto de
mitocôndrias pode ser explicado porque estas células:
Escolha
uma:
a. têm
volume citoplasmático maior que o nuclear.
b.
apresentam respiração aeróbica.
c. têm
grande atividade metabólica
d. são
desprovidas de núcleo.
Questão 6
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Ao
complexo de cisternas membranosas onde ocorrem as reações de
fotossíntese dá-se o nome de tilacóides. Esse sistema de membranas
é encontrado em:
Escolha
uma:
a.
retículo endoplasmático liso.
b.
mitocôndrias.
c.
ribossomos.
d.
cloroplastos.
Questão 7
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
A
maioria dos eucariotos é dotada de organelas capazes de sintetizar
compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos. A capacidade
citada está relacionada a:
Escolha
uma:
a.
Mitocôndrias.
b.
Retículo
endoplasmático rugoso.
c.
Lisossomos.
d.
Desmossomos.
Questão 8
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Sobre
o ciclo celular mitótico e meiótico analise as seguintes
afirmações:
I
– A interfase ocorre apenas na meiose e é a fase em que os
cromossomos migram para a placa equatorial.
II
– A metáfase da mitose se caracteriza pelo pareamento das
cromátides irmãs na placa equatorial.
III
– A Telófase é a fase que sucede a Prófase e, nesta fase, ocorre
com a separação física das células geradas, com auxílio de um
anel contrátil formado por actina e microtúbulos polares.
IV
– Durante a anáfase ocorre a separação das cromátides-irmãs
devido ao rompimento das fibras de coesinas e os cromossomos são
denominados cromossomos filhos.
Estão
corretas:
Escolha
uma:
a. I e
II
b. I, II
e III
c. II e
IV
d. I,
III e IV
Questão 9
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Escolha
a sentença que apresenta as palavras que completam a frase: “O
músculo diafragma, durante a _____ contrai-se e rebaixa as vísceras
abdominais possibilitando a expansão da caixa torácica. Durante a
______, esse músculo retorna ao seu estado inicial, de repouso,
realizando a expiração, um processo _____.”
Escolha
uma:
a.
Expiração – inspiração – passivo.
b.
Inspiração – expiração – ativo.
c.
Expiração – inspiração – ativo.
d.
Inspiração – expiração – passivo.
Questão 10
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
O
sistema respiratório apresenta como componentes anatômicos duas
porções: vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores, que vão
realizar tanto a condução como a troca dos gases, com base nesse
sistema analise as sentenças abaixo:
- As vias aéreas inferiores são formadas exclusivamente pela traquéia e alvéolos pulmonares.
- Os pulmões são divididos em lobos, sendo que o pulmão direito possui três e o esquerdo apenas dois.
- A faringe pertence aos sistemas tanto respiratório como digestório, e se divide em três porções: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
- As vias aéreas superiores são formadas: pelo nariz, cavidade nasal, faringe e laringe.
Marque
a opção correta:
Escolha
uma:
a. I e
III.
b. I, II
e III.
c. II,
III e IV.
d. I, II
e IV.
Questão 11
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Abaixo
da língua existe um músculo, palatoglosso, que se contrai, junto
com o músculo palatofaríngeo, realizando a deglutição, nesse
sentido, marque qual das alternativas abaixo corresponde ao conceito
de deglutição?
Escolha
uma:
a. Desintegração
parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
b. Processo
realizado pelos intestinos
c. Condução
dos alimentos através da faringe para o esôfago.
d.
Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Questão 12
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
O
sistema digestório faz com que os alimentos se transformem em
moléculas menores, possibilitando o seu armazenamento, bem como sua
absorção e assim possa, via circulação sanguínea, chegar às
células, nutrindo-as. Analise as sentenças abaixo:
- O esôfago trata-se de um tubo muscular que se estende da faringe até o estômago, conduzindo bolo alimentar com movimentos peristálticos.
- O intestino grosso constitui a porção terminal do canal alimentar, sendo mais curto e mais espesso em comparação ao intestino delgado.
- O fígado, localizado imediatamente abaixo do diafragma, apresenta quatro lobos (direito, esquerdo, quadrado e caudado).
- O sistema digestivo possui um canal alimentar que é formado por: cavidade bucal, estômago, intestinos e ânus, não apresentando glândulas anexas à digestão.
Marque
a opção correta:
Escolha
uma:
a. II,
III e IV.
b. I e
III.
c. I, II
e III.
d. I, II
e IV.
Questão 13
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
O
sistema urinário é constituído por um par de rins, de ureteres,
uma bexiga e uma uretra, nesse sentido, assinale a opção que
associa corretamente estruturas do aparelho urinário humano,
apresentadas em algarismos romanos, com informações apresentadas em
algarismos arábicos.
I)
Rins.
II)
Ureteres.
III)
Bexiga.
IV)
Uretra.
1)
Órgão muscular oco, situado na região pélvica, posteriormente à
sínfise púbica, funcionando como reservatório de urina.
2)
Tubo muscular mediano que estabelece comunicação entre a bexiga e o
meio externo.
3)
Órgãos pares, retroperitoniais, com formato semelhante a um feijão.
4)
São dois tubos de músculo liso condutores de urina para a bexiga.
Marque
a opção correta:
Escolha
uma:
a. I-3;
II-4; III-2; IV-1.
b. II-4;
III-1; IV-2; I-3.
c.
III-1; II-3; I-2; IV-4.
d. IV-2;
III-1; II-3; I-4.
Questão 14
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
O
sistema urinário realiza diversas funções, como: regulação dos
níveis de íons no sangue, do volume e da pressão sanguínea, do pH
sanguíneo, a partir da filtração do sangue pelos néfrons (unidade
morfofuncional), produção de hormônios e excreção de resíduos.
Frente à produção de urina, responda qual o constituinte é o mais
abundante:
Escolha
uma:
a.
Uréia.
b.
Cloreto de sódio.
c. Ácido
úrico.
d. Água.
Questão 15
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Escolha
a sentença que apresenta as palavras que completam a frase:
“Entende-se por glândulas _____, as que secretam seu conteúdo
(hormônios) no líquido intersticial ou vaso sanguíneo e as
glândulas _____ liberam suas secreções no interior dos ductos, que
drenam em direção ao interior dos órgãos ou para o meio _____.”
Escolha
uma:
a.
Exócrinas – endócrinas – externo.
b.
Exócrinas – endócrinas – interno.
c.
Endócrinas – exócrinas – externo.
d.
Endócrinas – exócrinas – interno.
Questão 16
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Existem
diferentes tipos de definição de espécie, um deles trata-se de um
conceito biológico, frente ao mesmo, escolha a sentença que
completa corretamente a frase: “Espécies são grupos de _____
atualmente ou potencialmente intercruzantes, que são _____ isoladas
e que ocupam um _____ específico na natureza”.
Escolha
uma:
a.
comunidades – reprodutivamente – nicho
b.
populações – geograficamente – filo.
c.
populações – reprodutivamente – nicho.
d.
comunidades – geneticamente – reconhecimento.
Questão 17
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
A
única forma de explicar uma adaptação é através da seleção
natural, a mesma que pode levar a um processo de especiação
dependendo dos eventos ambientais. Sabe-seque comportamentos que
favorecem a dispersão também promovem, geralmente, a especiação.
Nesse sentido, marque a sentença que aponta qual entre os
comportamentos citados abaixo costumam favorecer a especiação:
Escolha
uma:
a. a
ocupação de novos nichos.
b. a
territorialidade.
c. o
sedentarismo.
d. o
cuidado com a prole.
Questão 18
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
A
biologia evolutiva deve ser transmitida ao longo do ensino básico,
fazendo com este conhecimento possa servir de reflexão e até mesmo
para formação do cidadão mais consciente e ativo na sociedade.
Frente o ensino de biologia evolutiva no Brasil, marque a opção
incorreta:
Escolha
uma:
a. No
Brasil ensino de evolução é considerado precário, principalmente
no ensino médio.
b. No
Brasil o Ministério da Educação (MEC) se posicionou dizendo que
não é permitido ensino do criacionismo nas escolas.
c. falta
de contextualização e capacitação do professor tem sido um dos
principais problemas no ensino.
d.
Documentos técnicos como PCN+ e as orientações curriculares
nacionais não deixam bem claro a importância do ensino de evolução.
Questão 19
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
O
conteúdo sobre evolução começou a ser abordado em livros
didáticos nos anos 30 do século passado, geralmente no capítulo
destinado a paleontologia e com ausência da dicotomia entre as
ideias de Lamarck e Darwin. Sobre o livro didático e o ensino de
biologia evolutiva, marque a opção incorreta:
Escolha
uma:
a. O
governo brasileiro ainda não possui um programa nacional do livro
didático que poderia constantemente avaliar os livros de ciências e
biologia, melhorando assim abordagem da biologia evolutiva.
b. Ainda
hoje o conteúdo fica muito restrito a oposição de ideias entre
Lamarck e Darwin, a viagem no Beagle e a demora da publicação do
livro “A origem das espécies”.
c. Nos
anos 60 com o surgimento do livro do sistema BSCS (Biological
Sciences Curriculum Study) a evolução começou a ser melhor
abordada.
d.
Observam-se hoje nos livros uma falta de contextualização histórica
do surgimento das ideias evolucionistas.
Questão 20
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Assinale
a opção que apresenta as palavras na ordem correta que completam a
frase: “Uma pesquisa feita pelos professores Rosana Tidon e Richard
C. Lewontin publicada em um artigo, chamado Ensinando biologia
evolutiva, mostrou que existem muitos professores com noções _____
do conceito evolutivo, entendendo que a evolução é _____, algo
parecido com Lamarckismo, além disso, esses professores entendem que
esse processo ocorre em nível de _____ e não de população”.
Escolha
uma:
a.
erradas – direcional – indivíduo.
b.
erradas – transversal – comunidade
c.
certas – transversal – nicho.
d.
certas – direcional – gene.
Questão 21
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Frente
ao desafio didático-pedagóco, é fato que um professor bem
preparado pode encontrar dificuldades ao lecionar evolução a uma
turma eclética. Frente a esse desafio aponte a alternativa falsa:
Escolha
uma:
a. Não
chocar a evolução com a fé do aluno certamente é o caminho mais
adequado.
b. Ao
professor bem preparado cabe explicar o assunto de modo concreto,
claro e palpável, evitando os erros conceituais.
c. Além
da questão religiosa, o desafio na formação de bons professores
está no material didático de nível superior.
d. Os
livros didáticos de ensino médio, disponíveis sobre biologia
evolutiva, não tiveram um aumento significativo na qualidade, muitos
ainda não sofreram traduções e muitos abordam preceitos apenas do
criacionismo.
Questão 22
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Sobre
os meios de divulgação científica e o ensino de evolução, marque
a opção incorreta:
Escolha
uma:
a. Além
dos livros didáticos e de divulgação científica, é possível se
obter informações sobre evolução através da mídia escrita.
b. O
empenho da comunidade acadêmica na tentativa de explicar os dados
científicos pode ser um fator decisivo no incremento da qualidade da
informação fornecida pela rede.
c. Na
mídia escrita encontramos sempre imensos absurdos onde os equívocos
e más interpretações transparecem nesse sentido o professor não
deve fazer uso da mesma como meio para o ensino.
d. É
agravante o ritmo acelerado com o qual os estudantes estão trocando
livros por sites na internet, às vezes não confiáveis frente à
biologia evolutiva.
Questão 23
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Existem
bactérias que são analisadas dentro de um grupo denominado
“especial”, deve-se ao fato de apresentarem características que
fogem aos padrões. Marque o item falso.
Escolha
uma:
a. Os
micoplasmas são conhecidos por conter colesterol na composição de
sua membrana citoplasmática.
b. As
micobactérias produzem uma parede celular de estrutura extremamente
singular, sendo constituída
c. Ao
contrário da maioria das bactérias, os micoplamas não têm parede
rígida (não sintetizam pepdideoglicano).
d.
Apesar de certas particularidades da parede celular o
gênero Mycobacterium se
cora pela técnica de Gram.
Questão 24
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Quando
se aborda o estudo das denominações bacterianas existem muitas
formas de determinar a escolha de seus nomes científicos. Assinale o
item que apresenta a informação falsa.
Escolha
uma:
a. Caso
a palavra “cocos” apareça no nome de uma bactéria,
automaticamente sabe-se a forma do microrganismo – esférica.
b. Nos
hospitais são frequentemente utilizadas alcunhas e abreviaturas,
como exemplo: gonococos para Neisseria
gonorrhoeae.
c. Nem
todos os “bacilos” apresentam a palavra bacilo no nome.
d. As
bactérias são denominadas pelas doenças que causam,
como Haemophilus
influenzae que
causa a influenza.
Questão 25
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Os
bacilos Gram-negativos anaeróbios facultativos constituem um grupo
muito importante de bactérias, das quais muitas causam doenças no
trato gastrointestinal e em outros órgãos, dentro deste grupo
merece destaque a família Enterobacteriaceae. Análise
as afirmativas abaixo:
- I. A presença da espécie Escherichia coli na água e em alimentos é um importante indicador de contaminação fecal.
- II. Seus membros têm distribuição ubíqua e destaca-se, pois muitas espécies são de considerável importância econômica devido a seus efeitos patogênicos na agricultura e em animais.
- III. Os gêneros Salmonella e Shigella, são membros importantes, relacionados a sérios problemas pulmonares frequentes na população.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
b.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
d.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Questão 26
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Os
bacilos e cocos Gram-negativos aeróbios são formados por espécies
de importância ambiental, industrial e médica. Análise as
afirmativas abaixo:
- I. Um dos mais interessantes e estudados gêneros trata-se da Pseudomonas, apesar de sua baixa atuação na biorremediação do petróleo.
- II. Os gêneros Neisseria e Legionella sãobactérias fixadoras de nitrogênio de vida livre presentes no solo.
- III. Várias espécies de Pseudomonas foram reclassificadas no gênero Burkholderia, o destaque se deve a espécie Burkholderia pseudomalleiquecausa uma doença denominada melioidose.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
b.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
d.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
Questão 27
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Sabe-se
que os microrganismos do Domínio Archaea são considerados únicos,
devido suas propriedades metabólicas extraordinárias e filogenia
particular. Analise as sentenças abaixo:
- I. Os estudos taxonômicos ainda são raros, com um notável direcionamento para as espécies produtoras do gás metano, de ampla aplicação em tratamentos anaeróbios de resíduos e geração de biogás.
- II. São organismos evolutivamente semelhantes às bactérias do domínio Bacteria.
- III. O conhecimento da filogenia e taxonomia do domínio Archaea é fundamental na compreensão da ecologia microbiana de ecossistemas extremos.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
Somente a afirmativa II é verdadeira.
b.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c.
Somente a afirmativa I é verdadeira.
d.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Questão 28
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
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questão
Texto
da questão
Um
estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou à
conclusão de que um determinado ser vivo apresenta as seguintes
características:
- Apresentam uma grande diversidade quanto à composição química da parede celular, como por exemplo, não apresentarem peptideoglicano.
- Seus representantes podem ser esféricos, bacilares, espiralados, achatados, quadrados, discóides ou alguns podem ser considerados pleomórficos.
- É um grupo de organismos que habita ambientes altamente extremos, como: lagoas com elevada concentração salina ou mesmo a superfície de alimentos preservados por salmora.
Pelas
características expostas, conclui-se que o ser vivo pesquisado
pertence a qual grupo:
Escolha
uma:
a. Vírus
b.
Arqueobactérias
c.
Fungos
d.
Eubactéria
Questão 29
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
A
seguir, estão listadas características de três diferentes grupos
de arqueobactérias: termófilas extremas (ou termoacidófilas),
halófitas extremas e metanogênicas.
I. São
anaeróbicas estritas e importantes decompositoras de matéria
orgânica, sendo comuns em áreas pantanosas desprovidas de oxigênio.
II. São
encontradas em estações de tratamento de lixo e no aparelho
digestivo de cupins e herbívoros.
III. Ocorrem
em lagoas rasas de evaporação, formadas por água do mar, nas quais
se obtém o sal de cozinha.
IV. Obtêm
energia da oxidação do enxofre, sendo quimiossintetizantes e
ocorrem em fontes termais ou fendas vulcânicas, localizadas nas
profundezas oceânicas.
A
correspondência entre as características descritas e os três
grupos de arqueobactérias está corretamente apresentada em:
Escolha
uma:
a.
TERMÓFILAS EXTREMAS: I e II HALÓFITAS EXTREMAS: III METANOGÊNICAS:
IV
b.
TERMÓFILAS EXTREMAS: IV HALÓFITAS EXTREMAS: II e III METANOGÊNICAS:
I
c.
TERMÓFILAS EXTREMAS: IV HALÓFITAS EXTREMAS: II METANOGÊNICAS: I e
III
d.
TERMÓFILAS EXTREMAS: IV HALÓFITAS EXTREMAS: III METANOGÊNICAS: I e
II
Questão 30
Ainda
não respondida
Vale
1,00 ponto(s).
Marcar
questão
Texto
da questão
Os
recentes estudos sobre filogenia, baseados na análise de sequências
do ácido ribonucleico ribossomal (RNAr), revelaram que a vida na
Terra é dominada pelos microrganismos. São três as divisões que
definem a organização filogenética atual dos seres vivos, assinale
a opção correta.
Escolha
uma:
a.
Arqueobactérias / Eubactérias / Plasmídeos.
b.
Eubactérias / Arqueobactérias / Eucariotos.
c.
Bactérias Gram-positivas / Bactérias Gram-negativas /
Arqueobactérias.
d.
Bactérias Gram-negativas / Vírus / Eubactérias
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