quarta-feira, 5 de junho de 2013

Simulado Concurso 2013


Questão 1
Assinale a alternativa correta sobre as mitocôndrias
Escolha uma:
a. A função principal das mitocôndrias é a produção de proteínas.
b. A membrana externa das mitocôndrias é enrugada e apresenta elevada permeabilidade seletiva.
c. A maior parte de ATP utilizada pela célula é produzida pela fosforilação oxidativa que ocorre nas cristas mitocondriais.
d. Quanto mais a célula necessitar de energia para realizar suas funções vitais, menos mitocôndrias ela produzirá.
Questão 2
Ainda não respondida
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Texto da questão
Analise as informações abaixo quanto ao processo de fotossíntese e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As fases de claro e escuro estão relacionadas ao período em que ocorrem, sendo as de claro durante o dia e as de escuro durante a noite.
b. O estroma é o local do cloroplasto onde ocorrem apenas as reações de escuro.
c. A fotossíntese é o processo através do qual são formados compostos inorgânicos a partir de compostos orgânicos.
d. Uma enzima bastante importante no processo de fixação do CO2 é a ribulose 1,5- bifosfato carboxilase/oxigenase (Rubisco). 
Questão 3
Ainda não respondida
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Texto da questão
Assinale a alternativa em que estão corretamente associadas às estruturas celulares com suas respectivas funções, apresentadas abaixo.
I. Aparelho de Golgi                  1. Digestão Intracelular
II. Membrana plasmática            2. Permeabilidade celular
III. Mitocôndria                         3. Respiração celular
IV. Lisossomo                          4. Secreção celular 
Escolha uma:
a. I, 2 – II, 1 – III, 3 – IV, 5.
b. I, 3 – II, 1 – III, 6 – IV, 2. 
c. I, 2 – II, 4 – III, 1 – IV, 3.
d. I, 4 – II, 2 – III, 3 – IV, 1.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
As mitocôndrias são organóides presentes em todas as células eucarióticas, animais ou vegetais, cuja atividade se relaciona com o metabolismo energético das células e com a produção de ATP na respiração aeróbica. Essas organelas são originadas:
Escolha uma:
a. dos lisossomos
b. de mitocôndrias pré-existentes.
c. do retículo endoplasmático rugoso.
d. dos centríolos.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Células do fígado possuem até duas mil mitocôndrias, ocupando cerca de 1/5 do seu volume, bem como as células de um músculo. O número alto de mitocôndrias pode ser explicado porque estas células:
Escolha uma:
a. têm volume citoplasmático maior que o nuclear.
b. apresentam respiração aeróbica.
c. têm grande atividade metabólica
d. são desprovidas de núcleo.
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Ao complexo de cisternas membranosas onde ocorrem as reações de fotossíntese dá-se o nome de tilacóides. Esse sistema de membranas é encontrado em:
Escolha uma:
a. retículo endoplasmático liso.
b. mitocôndrias.
c. ribossomos.
d. cloroplastos.
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
A maioria dos eucariotos é dotada de organelas capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos. A capacidade citada está relacionada a:
Escolha uma:
a. Mitocôndrias. 
b.
Retículo endoplasmático rugoso. 
c. Lisossomos.
d.
Desmossomos.
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Sobre o ciclo celular mitótico e meiótico analise as seguintes afirmações:
I – A interfase ocorre apenas na meiose e é a fase em que os cromossomos migram para a placa equatorial.
II – A metáfase da mitose se caracteriza pelo pareamento das cromátides irmãs na placa equatorial.
III – A Telófase é a fase que sucede a Prófase e, nesta fase, ocorre com a separação física das células geradas, com auxílio de um anel contrátil formado por actina e microtúbulos polares.
IV – Durante a anáfase ocorre a separação das cromátides-irmãs devido ao rompimento das fibras de coesinas e os cromossomos são denominados cromossomos filhos.
Estão corretas:
Escolha uma:
a. I e II
b. I, II e III
c. II e IV
d. I, III e IV
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Escolha a sentença que apresenta as palavras que completam a frase: “O músculo diafragma, durante a _____ contrai-se e rebaixa as vísceras abdominais possibilitando a expansão da caixa torácica. Durante a ______, esse músculo retorna ao seu estado inicial, de repouso, realizando a expiração, um processo _____.”
Escolha uma:
a. Expiração – inspiração – passivo.
b. Inspiração – expiração – ativo.
c. Expiração – inspiração – ativo.
d. Inspiração – expiração – passivo.
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
O sistema respiratório apresenta como componentes anatômicos duas porções: vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores, que vão realizar tanto a condução como a troca dos gases, com base nesse sistema analise as sentenças abaixo:
  1. As vias aéreas inferiores são formadas exclusivamente pela traquéia e alvéolos pulmonares.
  2. Os pulmões são divididos em lobos, sendo que o pulmão direito possui três e o esquerdo apenas dois.
  3. A faringe pertence aos sistemas tanto respiratório como digestório, e se divide em três porções: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
  4. As vias aéreas superiores são formadas: pelo nariz, cavidade nasal, faringe e laringe.
Marque a opção correta:
Escolha uma:
a. I e III.
b. I, II e III.
c. II, III e IV.
d. I, II e IV.
Questão 11
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Abaixo da língua existe um músculo, palatoglosso, que se contrai, junto com o músculo palatofaríngeo, realizando a deglutição, nesse sentido, marque qual das alternativas abaixo corresponde ao conceito de deglutição?
Escolha uma:
a. Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
b. Processo realizado pelos intestinos
c. Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.
d. Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Questão 12
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
O sistema digestório faz com que os alimentos se transformem em moléculas menores, possibilitando o seu armazenamento, bem como sua absorção e assim possa, via circulação sanguínea, chegar às células, nutrindo-as. Analise as sentenças abaixo:
  1. O esôfago trata-se de um tubo muscular que se estende da faringe até o estômago, conduzindo bolo alimentar com movimentos peristálticos.
  2. O intestino grosso constitui a porção terminal do canal alimentar, sendo mais curto e mais espesso em comparação ao intestino delgado.
  3. O fígado, localizado imediatamente abaixo do diafragma, apresenta quatro lobos (direito, esquerdo, quadrado e caudado).
  4. O sistema digestivo possui um canal alimentar que é formado por: cavidade bucal, estômago, intestinos e ânus, não apresentando glândulas anexas à digestão.
Marque a opção correta:
Escolha uma:
a. II, III e IV.
b. I e III.
c. I, II e III.
d. I, II e IV.
Questão 13
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
O sistema urinário é constituído por um par de rins, de ureteres, uma bexiga e uma uretra, nesse sentido, assinale a opção que associa corretamente estruturas do aparelho urinário humano, apresentadas em algarismos romanos, com informações apresentadas em algarismos arábicos.
I) Rins.
II) Ureteres.
III) Bexiga.
IV) Uretra.
1) Órgão muscular oco, situado na região pélvica, posteriormente à sínfise púbica, funcionando como reservatório de urina.
2) Tubo muscular mediano que estabelece comunicação entre a bexiga e o meio externo.
3) Órgãos pares, retroperitoniais, com formato semelhante a um feijão.
4) São dois tubos de músculo liso condutores de urina para a bexiga.
Marque a opção correta:
Escolha uma:
a. I-3; II-4; III-2; IV-1.
b. II-4; III-1; IV-2; I-3.
c. III-1; II-3; I-2; IV-4.
d. IV-2; III-1; II-3; I-4.
Questão 14
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
O sistema urinário realiza diversas funções, como: regulação dos níveis de íons no sangue, do volume e da pressão sanguínea, do pH sanguíneo, a partir da filtração do sangue pelos néfrons (unidade morfofuncional), produção de hormônios e excreção de resíduos. Frente à produção de urina, responda qual o constituinte é o mais abundante:
Escolha uma:
a. Uréia.
b. Cloreto de sódio.
c. Ácido úrico.
d. Água.
Questão 15
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Escolha a sentença que apresenta as palavras que completam a frase: “Entende-se por glândulas _____, as que secretam seu conteúdo (hormônios) no líquido intersticial ou vaso sanguíneo e as glândulas _____ liberam suas secreções no interior dos ductos, que drenam em direção ao interior dos órgãos ou para o meio _____.”
Escolha uma:
a. Exócrinas – endócrinas – externo.
b. Exócrinas – endócrinas – interno.
c. Endócrinas – exócrinas – externo.
d. Endócrinas – exócrinas – interno.
Questão 16
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Existem diferentes tipos de definição de espécie, um deles trata-se de um conceito biológico, frente ao mesmo, escolha a sentença que completa corretamente a frase: “Espécies são grupos de _____ atualmente ou potencialmente intercruzantes, que são _____ isoladas e que ocupam um _____ específico na natureza”.
Escolha uma:
a. comunidades – reprodutivamente – nicho
b. populações – geograficamente – filo.
c. populações – reprodutivamente – nicho.
d. comunidades – geneticamente – reconhecimento.
Questão 17
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
A única forma de explicar uma adaptação é através da seleção natural, a mesma que pode levar a um processo de especiação dependendo dos eventos ambientais. Sabe-seque comportamentos que favorecem a dispersão também promovem, geralmente, a especiação. Nesse sentido, marque a sentença que aponta qual entre os comportamentos citados abaixo costumam favorecer a especiação: 
Escolha uma:
a. a ocupação de novos nichos.
b. a territorialidade.
c. o sedentarismo. 
d. o cuidado com a prole. 
Questão 18
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
A biologia evolutiva deve ser transmitida ao longo do ensino básico, fazendo com este conhecimento possa servir de reflexão e até mesmo para formação do cidadão mais consciente e ativo na sociedade. Frente o ensino de biologia evolutiva no Brasil, marque a opção incorreta:
Escolha uma:
a. No Brasil ensino de evolução é considerado precário, principalmente no ensino médio.
b. No Brasil o Ministério da Educação (MEC) se posicionou dizendo que não é permitido ensino do criacionismo nas escolas.
c. falta de contextualização e capacitação do professor tem sido um dos principais problemas no ensino.
d. Documentos técnicos como PCN+ e as orientações curriculares nacionais não deixam bem claro a importância do ensino de evolução.
Questão 19
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
O conteúdo sobre evolução começou a ser abordado em livros didáticos nos anos 30 do século passado, geralmente no capítulo destinado a paleontologia e com ausência da dicotomia entre as ideias de Lamarck e Darwin. Sobre o livro didático e o ensino de biologia evolutiva, marque a opção incorreta:
Escolha uma:
a. O governo brasileiro ainda não possui um programa nacional do livro didático que poderia constantemente avaliar os livros de ciências e biologia, melhorando assim abordagem da biologia evolutiva.
b. Ainda hoje o conteúdo fica muito restrito a oposição de ideias entre Lamarck e Darwin, a viagem no Beagle e a demora da publicação do livro “A origem das espécies”.
c. Nos anos 60 com o surgimento do livro do sistema BSCS (Biological Sciences Curriculum Study) a evolução começou a ser melhor abordada.
d. Observam-se hoje nos livros uma falta de contextualização histórica do surgimento das ideias evolucionistas.
Questão 20
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Assinale a opção que apresenta as palavras na ordem correta que completam a frase: “Uma pesquisa feita pelos professores Rosana Tidon e Richard C. Lewontin publicada em um artigo, chamado Ensinando biologia evolutiva, mostrou que existem muitos professores com noções _____ do conceito evolutivo, entendendo que a evolução é _____, algo parecido com Lamarckismo, além disso, esses professores entendem que esse processo ocorre em nível de _____ e não de população”. 
Escolha uma:
a. erradas – direcional – indivíduo.
b. erradas – transversal – comunidade
c. certas – transversal – nicho.
d. certas – direcional – gene.
Questão 21
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Frente ao desafio didático-pedagóco, é fato que um professor bem preparado pode encontrar dificuldades ao lecionar evolução a uma turma eclética. Frente a esse desafio aponte a alternativa falsa:
Escolha uma:
a. Não chocar a evolução com a fé do aluno certamente é o caminho mais adequado.
b. Ao professor bem preparado cabe explicar o assunto de modo concreto, claro e palpável, evitando os erros conceituais.
c. Além da questão religiosa, o desafio na formação de bons professores está no material didático de nível superior.
d. Os livros didáticos de ensino médio, disponíveis sobre biologia evolutiva, não tiveram um aumento significativo na qualidade, muitos ainda não sofreram traduções e muitos abordam preceitos apenas do criacionismo.
Questão 22
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Sobre os meios de divulgação científica e o ensino de evolução, marque a opção incorreta:
Escolha uma:
a. Além dos livros didáticos e de divulgação científica, é possível se obter informações sobre evolução através da mídia escrita.
b. O empenho da comunidade acadêmica na tentativa de explicar os dados científicos pode ser um fator decisivo no incremento da qualidade da informação fornecida pela rede.
c. Na mídia escrita encontramos sempre imensos absurdos onde os equívocos e más interpretações transparecem nesse sentido o professor não deve fazer uso da mesma como meio para o ensino.
d. É agravante o ritmo acelerado com o qual os estudantes estão trocando livros por sites na internet, às vezes não confiáveis frente à biologia evolutiva.
Questão 23
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Existem bactérias que são analisadas dentro de um grupo denominado “especial”, deve-se ao fato de apresentarem características que fogem aos padrões. Marque o item falso.
Escolha uma:
a. Os micoplasmas são conhecidos por conter colesterol na composição de sua membrana citoplasmática.
b. As micobactérias produzem uma parede celular de estrutura extremamente singular, sendo constituída 
c. Ao contrário da maioria das bactérias, os micoplamas não têm parede rígida (não sintetizam pepdideoglicano).
d. Apesar de certas particularidades da parede celular o gênero Mycobacterium se cora pela técnica de Gram.
Questão 24
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Quando se aborda o estudo das denominações bacterianas existem muitas formas de determinar a escolha de seus nomes científicos. Assinale o item que apresenta a informação falsa.
Escolha uma:
a. Caso a palavra “cocos” apareça no nome de uma bactéria, automaticamente sabe-se a forma do microrganismo – esférica.
b. Nos hospitais são frequentemente utilizadas alcunhas e abreviaturas, como exemplo: gonococos para Neisseria gonorrhoeae.
c. Nem todos os “bacilos” apresentam a palavra bacilo no nome.
d. As bactérias são denominadas pelas doenças que causam, como Haemophilus influenzae que causa a influenza.
Questão 25
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Os bacilos Gram-negativos anaeróbios facultativos constituem um grupo muito importante de bactérias, das quais muitas causam doenças no trato gastrointestinal e em outros órgãos, dentro deste grupo merece destaque a família Enterobacteriaceae. Análise as afirmativas abaixo:
  1.       I.  A presença da espécie Escherichia coli na água e em alimentos é um importante indicador de contaminação fecal.
  2.      II.  Seus membros têm distribuição ubíqua e destaca-se, pois muitas espécies são de considerável importância econômica devido a seus efeitos patogênicos na agricultura e em animais.
  3.     III.  Os gêneros Salmonella e Shigella, são membros importantes, relacionados a sérios problemas pulmonares frequentes na população.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa II é verdadeira.
b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c. Somente a afirmativa I é verdadeira.
d. Somente a afirmativa III é verdadeira.
Questão 26
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Os bacilos e cocos Gram-negativos aeróbios são formados por espécies de importância ambiental, industrial e médica. Análise as afirmativas abaixo:
  1.       I.     Um dos mais interessantes e estudados gêneros trata-se da Pseudomonas, apesar de sua baixa atuação na biorremediação do petróleo.
  2.      II.     Os gêneros Neisseria e Legionella sãobactérias fixadoras de nitrogênio de vida livre presentes no solo.
  3.     III.     Várias espécies de Pseudomonas foram reclassificadas no gênero Burkholderia, o destaque se deve a espécie Burkholderia pseudomalleiquecausa uma doença denominada melioidose.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa II é verdadeira.
b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
c. Somente a afirmativa III é verdadeira.
d. Somente a afirmativa I é verdadeira.
Questão 27
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Sabe-se que os microrganismos do Domínio Archaea são considerados únicos, devido suas propriedades metabólicas extraordinárias e filogenia particular. Analise as sentenças abaixo:
  1.       I.  Os estudos taxonômicos ainda são raros, com um notável direcionamento para as espécies produtoras do gás metano, de ampla aplicação em tratamentos anaeróbios de resíduos e geração de biogás.
  2.      II.  São organismos evolutivamente semelhantes às bactérias do domínio Bacteria.
  3.     III.  O conhecimento da filogenia e taxonomia do domínio Archaea é fundamental na compreensão da ecologia microbiana de ecossistemas extremos.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente a afirmativa II é verdadeira.
b. Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c. Somente a afirmativa I é verdadeira.
d. Somente a afirmativa III é verdadeira.
Questão 28
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Um estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou à conclusão de que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características:
  • Apresentam uma grande diversidade quanto à composição química da parede celular, como por exemplo, não apresentarem peptideoglicano.
  • Seus representantes podem ser esféricos, bacilares, espiralados, achatados, quadrados, discóides ou alguns podem ser considerados pleomórficos.
  • É um grupo de organismos que habita ambientes altamente extremos, como: lagoas com elevada concentração salina ou mesmo a superfície de alimentos preservados por salmora.
Pelas características expostas, conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence a qual grupo:
Escolha uma:
a. Vírus
b. Arqueobactérias
c. Fungos
d. Eubactéria
Questão 29
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
A seguir, estão listadas características de três diferentes grupos de arqueobactérias: termófilas extremas (ou termoacidófilas), halófitas extremas e metanogênicas.
 I.    São anaeróbicas estritas e importantes decompositoras de matéria orgânica, sendo comuns em áreas pantanosas desprovidas de oxigênio.
II.    São encontradas em estações de tratamento de lixo e no aparelho digestivo de cupins e herbívoros.
III.    Ocorrem em lagoas rasas de evaporação, formadas por água do mar, nas quais se obtém o sal de cozinha.
IV.    Obtêm energia da oxidação do enxofre, sendo quimiossintetizantes e ocorrem em fontes termais ou fendas vulcânicas, localizadas nas profundezas oceânicas.
A correspondência entre as características descritas e os três grupos de arqueobactérias está corretamente apresentada em:
Escolha uma:
a. TERMÓFILAS EXTREMAS: I e II HALÓFITAS EXTREMAS: III METANOGÊNICAS: IV
b. TERMÓFILAS EXTREMAS: IV HALÓFITAS EXTREMAS: II e III METANOGÊNICAS: I
c. TERMÓFILAS EXTREMAS: IV HALÓFITAS EXTREMAS: II METANOGÊNICAS: I e III
d. TERMÓFILAS EXTREMAS: IV HALÓFITAS EXTREMAS: III METANOGÊNICAS: I e II
Questão 30
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
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Texto da questão
Os recentes estudos sobre filogenia, baseados na análise de sequências do ácido ribonucleico ribossomal (RNAr), revelaram que a vida na Terra é dominada pelos microrganismos. São três as divisões que definem a organização filogenética atual dos seres vivos, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Arqueobactérias / Eubactérias / Plasmídeos.
b. Eubactérias / Arqueobactérias / Eucariotos.
c. Bactérias Gram-positivas / Bactérias Gram-negativas / Arqueobactérias.
d. Bactérias Gram-negativas / Vírus / Eubactérias


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