quarta-feira, 5 de junho de 2013

Entrevista a um VERDADEIRO EDUCADOR
Joyce Mota Campelo

1º) O que na vida fez você decidir se tornar um professor? 

Um amigo me convidou a fazer o concurso, pensei sobre o assunto e percebi o quanto seria bom trabalhar no interior.

2º) O que você vê a si mesmo estar fazendo dentro de cinco anos a partir de agora? 

Concursada efetiva para professora do estado ou em algum órgão que o trabalho esteja voltado ao meio ambiente e terminando mestrado talvez entrando em um doutorado.

3º) Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.

Otimista, pois sempre vejo os pontos positivos das situações (será um aprendizado), mesmo estas, não sendo muito favoráveis a mim. Sei que no final tudo dá certo!

4º) Você é um paciente de qualquer tipo? 

 Normalmente tranquilo, dificilmente perco a calma.

5º) Quais são seus pontos fortes e fracos? 

Fortes: Guerreira, alegre, carismática, responsável, quase perfeccionista.
Fracos: Não libero angustias/mágoas, falo muito.

6º) Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?

Até minha aposentadoria.

7º) Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável? 

Ensinados: Citologia, embriologia, histologia, parte da classificação dos seres vivos.
Assunto confortável: citologia

8º) Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação. 

Mais importante: métodos de planejamento.
Menos importante: avaliação.

9º) Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente? 

Amo: interação com os estudantes.
Odeio: o salário

10º) Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê? 

É realmente muito importante, pois assim os estudantes terão mais facilidade de chegar ao professor e expor suas dificuldades e pedir ajuda.

11º) Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo. 

Conversaria com o estudante sobre o por que da não entrega da atividade e sobre a responsabilidade individual, as seus prejuízos em não fazer e entregar a atividade.

12º) Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante. 

Montaria atividades que envolvesse o estudante para a participação ativa do estudante, dando responsabilidade especial a ele, conversaria sobre suas atitudes em particular e se o caso for extremo conversaria com os pais.

13º) O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula? 

Acho muito proveitoso, pois o uso de vídeos, internet e outros meios multimídias pende a atenção dos estudantes e geram a curiosidade.

14º) Você exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como? 

Tento ganhar, mostrando com minhas atitudes em uma conversa.
EX: Prestar atenção quando o professor fala. Em um momento que o facilitador está falando e alguns estudantes estão perturbando com conversas paralelas, o professor para a aula e mostra a ele que nunca o desrespeitou, pois quando o estudante vem falar com professor, ele sempre presta atenção quando fala e olhando nos olhos. Isso mostra respeito com o estudante e assim o estudante percebe que está desrespeitando o professor.

15º) Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta? 

Criaria senhas para falar.

16º) Como você faria para reclamar de um pai sobre um garoto problemático? 

Falaria ao pai primeiramente as características boas do seu  filho , e posteriormente , citaria o problema do garoto como algo que poderia ser resolvido, porém é necessário a ajuda dos pais para que consigamos resolver a situação.

17º) Você tem algum pessoalmente elaboradas estratégias de ensino eficazes? 

Planejamento de aulas dinâmicas e envolventes.

18º) Quando o principal visita sua sala de aula, o que seria o aspecto mais impressionante que ele / ela iria encontrar? 

Estudantes organizados e desenvolvendo as atividades propostas.

19º) Qual seria o seu curso de ação se um de seus alunos traziam em algum projeto que foi obviamente feito pelo pai? 

Chamaria o pai para explicar a importância de o filho fazer sua própria atividade, pois a atividade ajudaria no desenvolvimento do seu filho. E mostraria que ele poderia ter ajudado o filho, mas feito completamente não é legal. E passaria outra atividade para o estudante.

20º) Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal? 

Formar cidadãos de boa índole para a sociedade.

21º) Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria? 

Ecologia – Uso racional dos recursos ambientais

22º) É o fim do ano letivo, como você determina se você foi bem sucedido ou não, e em que medida?
Considero que fui bem sucedida se 85% a 90% dos estudantes passarem por média.

23º) Qual seu pensamento sobre a educação?

A educação não é apenas a passagem de informações científicas, e também formação de pessoas qualificadas para viver em sociedade.

24º) Se pudesse deixaria de ser professor? Justifique sua resposta

Sim, caso o houvesse uma melhor remuneração.

25º) Qual tipo de formação continuada você acha que os professores de biologia precisam?

Diversos cursos, fóruns de discursão.

26º) Dê suas sugestões melhorar o trabalho dos professores das escolas estaduais?

Melhores salários como forma de estímulo;
Melhores condições de trabalho;
Menos estudantes por turma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário