quarta-feira, 5 de junho de 2013

Entrevista a um Verdadeiro EDUCADOR Por Milly Warley Albuquerque Ramos- Paracuru




* O que na vida fez você decidir se tornar um professor?
Inicialmente a necessidade de trabalhar me levou a aceitar uma entrevista numa escola particular. Com o tempo descobri que era a profissão que eu queria seguir. Me viciei. Minha maior referência em educação é a minha avó.

*O que você vê a si mesmo estar fazendo dentro de cinco anos a partir de agora?
Vejo-me dando aula ou trabalhando como coordenadora na escola, ajudando a fazer uma escola    melhor para meus alunos e para minha comunidade. Busco  sempre construir algo de bom na vida dos meus alunos.

* Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.
Assumo mais um perfil pessimista diante  de um problema ou desafio, mas geralmente é no início da atividade, quando realmente foco e enxergo as diversas possibilidades transformo-me em otimista.

* Você é um paciente de qualquer tipo?
Sou um paciente impaciente. Não suporto morosidade.

* Quais são seus pontos fortes e fracos?
Pontos fortes: Dedicada, competente, responsável, dinâmica, leal, grata e sincera doa a quem doer. Pontos fracos: Irrito-me com facilidade, ansiosa ao extremo e perfeccionismo exagerado(melhorando nesse ponto)

* Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?
Até me aposentar.

* Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável?
Todos os assuntos do conteúdo programático das três séries do ensino médio. Posso citar Citologia, Histologia, Embriologia, no primeiro ano, além do Primeiro Aprender. No segundo Classificação dos Seres Vivos, pois  a parte de Fisiologia nunca dar tempo, é visto superficial. No terceiro ano Ecologia, Evolução e Genética. De todos os assuntos os que mais gosto de ensinar é Ecologia e Classificação dos seres vivos, Não me sinto confortável com Genética e Bioquímica. Preciso descobrir o encantamento.

 *Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação.
Considero que não haja o mais ou o menos importante, pois todos têm sua relevância. Os três se complementam e estabelecem uma relação que garante resultados. Precisamos de disciplina no cotidiano e essa é sinônimo de um bom planejamento. Continuamente se faz essencial avaliarmos nossas práticas e resultados: ação-reflexão-ação.
*Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente?
O que eu mais amo, sem dúvida é a efervescência, a energia dos alunos, a vontade, a alegria que eles amanam em cada descoberta ou superação dos desafios. O que eu menos gosto( odeio?) é a postura de alguns colegas diante da profissão e dos desafios que a mesma nos revela.
Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê?
Sim. Porque o trabalho se torna melhor, os objetivos são mais facilmente alcançados por conta da confiança entre as partes.
* Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo.
Depende do aluno e da situação. Para isso tem que haver diálogo. O aluno precisa entender que como tal ele tem que cumprir os prazos, quais os benefícios e malefícios. Dou a segunda chance, com a condição de não reincidir.

* Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante.
Tentaria através de uma aproximação/ relacionamento estabelecer confiança e dar a eles oportunidades de mostrar as suas capacidades.

* O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula?
Particularmente acho essencial. Hoje não consigo imaginar minhas práticas pedagógicas sem essas ferramentas.

* Você costuma exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como?
Ganhá-lo primeiramente. Estabelecer uma relação de respeito é o primeiro passo. Acredito muito nessa relação. O “impor”respeito se dá em casos extremos. Acredito que respeito não se impõe, se recorda os limites, as regras, as consequências das más atitudes.

* Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta?
 Eu lido estabelecendo regras na sala. Às vezes é preciso alterar a voz, falar muito sério com a turma. Geralmente silencio e os observo. Aos poucos a turma vai silenciando. Iniciar a aula apresentando as atividades do dia ajuda.

* Como você faria para reclamar de um pai sobre um garoto problemático?
Convoco o pai e inicio a conversa dizendo o objetivo da solicitação. Apesento ao pai o desempenho do aluno e apresento que geralmente é consequência do comportamento na escola. Procuro saber sobre o cotidiano familiar e sugerir aos pais atitudes que estimulem a mudança de comportamento do aluno.

* Você tem pessoalmente elaboradas estratégias de ensino eficazes?
Sim. Procuro realizar atividades diferenciadas que chamem mais atenção dos alunos. Vou construindo estratégias de acordo com a turma e suas necessidades.

* Quando o principal visita sua sala de aula, o que seria o aspecto mais impressionante que ele / ela iria encontrar?
Acredito que chamaria atenção a dinâmica da aula.

* Qual seria o seu curso de ação se um de seus alunos traziam em algum projeto que foi obviamente feito pelo pai?

* Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal?
É lidar com a falta de perspectiva de vida dos alunos. Sem perspectiva de futuro, sem sonhos nada se revela interessante para ninguém.

* Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria?
Ecologia. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Drogas. Dentre outros.

* É o fim do ano letivo, como você determinar se você foi bem sucedido ou não, e em que medida?
Avaliando o desempenho das turmas analisando as tabelas de resultados. Fazendo uma autoavaliação das práticas letivas.

Qual seu pensamento sobre a educação?
Educação é o início, o meio e o fim de tudo em qualquer sociedade.
Se pudesse deixaria de ser professor? Justifique sua resposta.

Não. Qualquer atividade que penso em realizar tem a ver com ser professor.
Qual tipo de formação continuada você acha que os professores de biologia precisam?
Voltada para temas específicos ou como trabalhar os temas para o enem.
Dê suas sugestões melhorar o trabalho dos professores das escolas estaduais?
Gerenciar o tempo de planejamento para realizar efetivamente as atividades.
Organizar/planejar as atividades diárias. Utilizar os ambientes escolares e explorar as potencialidades de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário