terça-feira, 4 de junho de 2013

Entrevista a um Verdadeiro EDUCADOR

Orientações: pare pense, olhe dentro de você e responda.
 

* O que na vida fez você decidir se tornar um professor? 

* O que você vê a si mesmo estar fazendo dentro de cinco anos a partir de agora? 

* Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.

* Você é um paciente de qualquer tipo? 

* Quais são seus pontos fortes e fracos? 

* Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?

* Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável? 

* Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação. 

* Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente? 

* Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê? 

* Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo. 

* Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante. 

* O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula? 

* Você exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como? 

* Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta? 

* Como você faria para reclamar de um pai sobre um garoto problemático? 

* Você tem algum pessoalmente elaboradas estratégias de ensino eficazes? 

* Quando o principal visita sua sala de aula, o que seria o aspecto mais impressionante que ele / ela iria encontrar? 

* Qual seria o seu curso de ação se um de seus alunos traziam em algum projeto que foi obviamente feito pelo pai? 

* Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal? 

* Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria? 

* É o fim do ano lectivo, como você determinar se você foi bem sucedido ou não, e em que medida? 

  • Qual seu pensamento sobre a educação?
  • Se pudesse deixaria de ser professor? Justifique sua resposta
  • Qual tipo de formação continuada você acha que os professores de biologia precisam?
  • Dê suas sugestões melhorar o trabalho dos professores das escolas estaduais?




34 comentários:

  1. Após responder esse questionário, vamos fazer as seguintes postagens:
    Para criarmos um roteiro de aula de biologia

    1º ano

    1. Procure e poste: Uma mensagem de motivação.Para o inicio da aula.
    2. Poste uma pratica que possa ser utilizada nessa aula.
    3. Poste algo criativo sobre o tema que você escolheu.

    2° Ano
    1. Procure e poste: Uma mensagem de motivação.Para o inicio da aula.
    2. Poste uma pratica que possa ser utilizada nessa aula.
    3. Poste algo criativo sobre o tema que você escolheu.

    3º Ano
    1. Procure e poste: Uma mensagem de motivação.Para o inicio da aula.
    2. Poste uma pratica que possa ser utilizada nessa aula.
    3. Poste algo criativo sobre o tema que você escolheu.

    Agora responda:

    1.Para você qual o diferencial de uma boa aula?
    2. Que tipo de aula chama atenção de seus alunos?
    3. Em poucas palavras diga como são suas aulas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roteiro de aula de biologia - Laiana Waleska - Joyce Campelo - Milly Warley - Eurivane Carvalho

      1º ano - Citologia

      1. Uma mensagem de motivação.

      Quem sou eu

      Um monte de células interligadas
      um monte de tecido diferenciado
      um cabelo loiro
      e a pele maltratada
      um corpo nada físico
      uma alma reencarnada
      quem sou eu?
      sou tudo, sou nada
      dê ao menos uma analisada!
      Marcel Henriques

      2. Poste uma pratica que possa ser utilizada nessa aula.
      Usar o kit de lâminas separando os diferentes tipos de células e observá-las no microscópio.
      3. Poste algo criativo sobre o tema que você escolheu.
      Apresentação de uma célula em 3D. DVD Sônia Lopes.

      2° Ano - Seres vivos - Apresentação dos reinos

      1. Uma mensagem de motivação.
      Apresentação de um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Vtef4T1_Opc
      2. Poste uma pratica que possa ser utilizada nessa aula.
      Dinâmica: Brincando de classificar
      3. Poste algo criativo sobre o tema que você escolheu.
      Cenas do desenho: Bob esponja

      3º Ano - Genética (Heredograma)
      1. Uma mensagem de motivação.Para o inicio da aula.
      Texto: O fim da árvore genealógica

      2. Poste uma pratica que possa ser utilizada nessa aula.
      Construção da árvore genealógica de cada aluno, escolhendo uma característica física da família.

      3. Poste algo criativo sobre o tema que você escolheu.
      Pesquisa de sites: Árvore genealógica da rainha Elizabeth.

      Agora responda:

      1.Para você qual o diferencial de uma boa aula?
      Quando ela é bem planejada.
      2. Que tipo de aula chama atenção de seus alunos?
      Quando apartir do tema é possível realizar alguma prática.

      3. Em poucas palavras diga como são suas aulas?
      Bem planejadas e dinâmicas.

      Excluir
  2. * O que na vida fez você decidir se tornar um professor?

    As oportunidades foram o fator mais importante.
    Eurivane Martins

    ResponderExcluir
  3. * O que na vida fez você decidir se tornar um professor?

    As oportunudades que a vida me ofereceu,foi um fator preponderante.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.
    Sou mais otimista. Nos momentos de decisões sempre procuro manter a calma e agir de forma a tranquilizar os colegas ou alunos ainda inseguros. ASSIS.

    ResponderExcluir
  6. O que na vida fez você decidir se tornar um professor?
    A vontade de querer modificar a realidade da minha localidade, isto é, a forma de pensar e agir das pessoas que me cercam. Também pela necessidade de formar cidadãos mais humanos e mais conscientes.Prof. Assis - Apuiarés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MINHA PROPRIA CONVICÇÂO
      IRISMAR COSTA

      Excluir

    2. È A PROFISSÂO MAIS IMPORTANTE QUE EU ACHO II

      Irismar Costa Pentecoste

      Excluir
  7. O que você vê a si mesmo estar fazendo dentro de cinco anos a partir de agora?

    Da qui há 5 anos ter uma maior estabilidade no ramo da Educação. O objetivo é está efetivado como professor de Biologia do Estado do Ceará. Prof. Assis

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. * Quais são seus pontos fortes e fracos?

    Fortes: Sou capaz de reconhecer quando não posso realizar determinado trabalho sozinho e humilde para pedir ajuda quando necessário.

    Facos: Se isso responde... Tenho o pavio curto!! Odeio injustiças !! Prof. Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  10. * Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?

    A vida toda!! Se assim for me dada as oportunidades para crescer na minha área.
    Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  11. * Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável?

    Já ensinei assuntos do Ensino Fundamental, de Biologia:1º, 2º e 3º ano, além de Química: 3º ano.
    Gosto de todos os assuntos das disciplinas citadas, porém me sinto mais confortável com os assuntos de Biologia do 2º ano, tais como : os reinos de seres vivos e Diversidade e reprodução das plantas. Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  12. * Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação.

    Todos são importantes. o mínimo é que o aluno consiga vivenciar o conteúdo abordado e associando tais conteúdos ao seu cotidiano.
    Assis - Apuiarés.

    ResponderExcluir
  13. * Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente?

    Amo quando consigo repassar com efetiva aprendizagem os assuntos pretendidos... planejados.
    Odeio a falta de profissionalismo de alguns colegas e a falta de união da classe.... Prof. Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  14. * Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê?

    É imprescindível que haja afinidade do aluno com o professor, pois a partir deste relacionamento de respeito e cumplicidade se pode intervir com aprendizado efetivo. Prof. Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  15. * Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo.

    Primeiramente chamaria o aluno em particular para tentar conscientizá-lo das suas responsabilidades e passaria uma atividade diferenciada. Se descumprisse o prazo novamente chamaria os pais do mesmo, o próprio aluno, junto ao núcleo gestor para tomar novas decisões. Assis.

    ResponderExcluir
  16. * Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.
    -Otimista,pois acredito na educação.Trabalho com afinco e dedicação.
    * Você é um paciente de qualquer tipo?
    -Muito paciênte

    * Quais são seus pontos fortes e fracos?
    _forte:amo o que faço
    _fraco:não paro de trabalhar,fico o tempo todo procurando o que fazer.

    * Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?
    _Até me aposentar
    * Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável?
    _CITOLOGIA,EMBRIOLOGIA,HISTOLOGIA,CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS,FISIOLOGIA,ANATOMIA,GENÉTICA,EVOLUÇÃO E ECOLOGIA
    ECOLOGIA É O TEMA QUE MAIS GOSTO.
    * Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação.
    Por ser um tema em evidência, a ECOLOGIA é muito importante.
    Disciplina:Biologia
    Método de planejamento:aula expositiva,slids,vídeos e debates
    Avaliação:oral e escrita
    A genética o que se refere aos cruzamentos,pois não é muito solicitado no ENEM
    Disciplina:Biologia
    Método de planejamento:aula expositiva
    Avaliação: escrita

    * Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente?
    _Amo ensinar e odeio a falta de valorização do professor
    * Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê?
    _Sim,porque acredito que a relação professor-aluno e ponto importante para a aprendizagen dos mesmos.Muitas vezes o aluno pode não gostar da disciplina,mas quando ele encontra um professor que o cativa e encanta esse aluno tem um olhar diferente sobre o conteúdo ministrado.
    * Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo.
    _Primeiro eu perguntaria o motivo e de acordo com a resposta, iria tomar uma decisão.Meu objetivo não é dificultar mas ajudar o aluno.
    * Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante.
    _Conversaria em particular com esse aluno,pois acredito no poder do diálogo.
    * O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula?
    -É uma ferramenta imprescindível,uma vez que os alunos vivenciam essas mídias o tempo todo.
    * Você exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como?
    _Sim,com diálogos
    * Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta?
    _trabalharia com nota de participação,pois favoreceria a disciplina e a participação.

    * Como você faria para reclamar de um pai sobre um garoto problemático?
    _Primeiro acionaria a coordenação e depois pediria para falar com os pais sobre o caso em questão.
    * Você tem algum pessoalmente elaboradas estratégias de ensino eficazes?
    -Sim,pontualidade,frequÊncia,aulas dinâmicas(aula de campo,LEC,debates)
    * Quando o principal visita sua sala de aula, o que seria o aspecto mais impressionante que ele / ela iria encontrar?
    A disciplina dos alunos
    * Qual seria o seu curso de ação se um de seus alunos traziam em algum projeto que foi obviamente feito pelo pai?
    -Pediria que ele refizesse o trabalho
    * Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal?
    Acredito que a indisciplina e a falta de educação de alguns alunos
    * Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria?
    Educação Ambiental
    * É o fim do ano lectivo, como você determinar se você foi bem sucedido ou não, e em que medida?
    -Avaliando o indice de aprovação dos aluno.

    ResponderExcluir
  17. * Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante.


    Tentaria conciliar e daria a ele atividades que lhe exigisse maior responsabilidade. Assis.

    ResponderExcluir
  18. * O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula?

    Acho ideal, se houver capacitações para os mediadores e distribuição e igualitária. Porém infelizmente o Estado do Ceará ainda não disponibiliza tecnologias de qualidade para todas as escolas públicas. Inclusive a minha !! ( EEM. São Sebastião) Laboratórios de Informática ultrapassados e sem condições de uso.

    ResponderExcluir
  19. * Você exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como?

    Sempre tento partir do ponto em que respeito não se exige se conquista!! Prof. Assis-Apuiarés

    ResponderExcluir
  20. * Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta?

    Procuraria atividades que conquistassem a atenção dos alunos...
    Assis- Apuiarés

    ResponderExcluir
  21. * Como você faria para reclamar de um pai sobre um garoto problemático?

    Apresentaria sem rodeios a situação, apresentando as observações que devem ser feitas no diário de classe e procuraria juntamente com ele uma solução viável para o problema.
    Assis- APUIARÉS

    ResponderExcluir
  22. * Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal?


    Buscar levar conhecimento para aqueles que aparentemente não querem receber. Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  23. * Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria?

    A realidade enfrentada pelos EDUCADORES Cearenses e suas condições de ensino. Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  24. * É o fim do ano lectivo, como você determinar se você foi bem sucedido ou não, e em que medida?

    Não pelas notas das avaliações, mas pela homogeneidade da turma na aquisição de conhecimentos e evolução na disciplina.
    Assis- Apuiarés.

    ResponderExcluir
  25. Entrevista a um Verdadeiro EDUCADOR: Laiana Waleska e Fernando Badu.

    Orientações: pare pense, olhe dentro de você e responda. 

    * O que na vida fez você decidir se tornar um professor? 
    Vendo o exemplo de minha Tia
    * O que você vê a si mesmo estar fazendo dentro de cinco anos a partir de agora? 
    Ajudando mais jovens a se tornarem bem sucedidos na vida profissional e pessoal.
    * Você é mais de um pessimista ou otimista? Dê pelo menos um exemplo para justificar sua resposta.
    Otimista, alguns projetos que foram desenvolvidos na escola, que alguns colegas não acreditavam que iriam funcionar, mas com uma dose de otimismo tudo ocorreu como esperado.
    * Você é um paciente de qualquer tipo? 
    Não, passei por uma experiência em que tive que esperar mais de cindo horas para ser atendida sentindo muitas dores e mesmo assim esperei com paciência, pois ficava observando pessoas que estavam em situações mais complicada que a minha.
    * Quais são seus pontos fortes e fracos? 
    Forte: Paciente Fraco: Detalhista
    * Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?
    Enquanto puder ter condições físicas.

    ResponderExcluir
  26. * Quanto tempo você se vê trabalhando conosco se for dada a oportunidade?
    Enquanto puder ter condições físicas.
    * Quais são todos os assuntos que você ensinou, e quais são os assuntos que você se sente mais confortável? 
    Citologia, Seres vivos e genética. O conteúdo que mais me sinto confortável é citologia e genética.
    * Na sua opinião, qual destes é o mais importante e qual é o mínimo, e por quê? - Disciplina, métodos de planejamento, avaliação. 
    O mais importante: métodos de planejamento. Não vejo nenhum como mínimo.
    * Você poderia me dizer o que você ama e odeia mais a respeito da profissão docente? 
    Amo: quando um aluno relata que a aula foi ótima. Odeio: Falta de reconhecimento financeiro e profissional.
    * Você acha que construir um relacionamento com os alunos é importante, e por quê? 
    Até certo ponto, pois um bom relacionamento entre professor-aluno facilita o cotidiano de aulas.
    * Qual seria o seu curso de ação se um aluno em particular não cumprir um prazo. 
    Conversa com um aluno para saber quais foram suas dificuldades, em seguida dá mais uma oportunidade, com respectivo ônus do atraso.

    ResponderExcluir
  27. * Como você lidaria com um aluno que tem um problema de disciplina, mas academicamente é muito brilhante. 
    Lhe atribuir funções de responsabilidade na sala de aula.
    * O que você acha sobre o uso de computadores e da tecnologia na sala de aula? 
    Se faz necessário em alguns casos, mas, o constante uso dessas tecnologias pode atrapalhar no rendimento se não for feito algo bem planejado.
    * Você exigir o respeito dos alunos ou ganhá-lo, e como? 
    Elaboro um bom planejamento para ganhá-lo.
    * Como você lidaria com uma sala de aula barulhenta? 
    Procurar aulas práticas e lúdicas para chamar atenção, em casos mais graves repreendê-los.
    * Como você faria para reclamar para um pai sobre um garoto problemático? 
    Expõe os problemas do aluno, as medidas educativas que tentamos e pedimos seu apoio da família.
    * Você tem algum pessoalmente elaboradas estratégias de ensino eficazes? 
    Recursoa audio visuais e jogos.
    * Quando o principal visita sua sala de aula, o que seria o aspecto mais impressionante que ele / ela iria encontrar? 
    A participação ativa dos alunos durante a aula.

    ResponderExcluir
  28. * Qual seria o seu curso de ação se um de seus alunos traziam em algum projeto que foi obviamente feito pelo pai? 
    Irrelevante, desde que ele tenha participado na produção de trabalho.
    * Qual é o aspecto mais desafiador de ensino de acordo com seu ponto de vista pessoal? 
    Promover educação de qualidade em um ambiente desafiador sem políticas públicas adequadas a atual situação.
    * Se você tivesse a chance de realizar um workshop, o tema que você escolheria? 
    Vícios que afetam a juventude.
    * É o fim do ano lectivo, como você determinar se você foi bem sucedido ou não, e em que medida? 
    Ver na sociedade os resultados positivos ou negativos do nosso alunado.
    Qual seu pensamento sobre a educação?
    "Ninguém planeja fracassar, mas fracassa por não planejar"
    Jim Rohn, conferencista americano.
    Se pudesse deixaria de ser professor? Justifique sua resposta
    Não, pois lecionar é o que mias me realiza.
    Qual tipo de formação continuada você acha que os professores de biologia precisam?
    A importância de aulas práticas em Biologia.
    Dê suas sugestões melhorar o trabalho dos professores das escolas estaduais?
    Reciclar suas idéias em busca de novas tecnologias e planejamento.

    ResponderExcluir

  29. Qual seu pensamento sobre a educação?
    Se pudesse deixaria de ser professor? Justifique sua resposta
    Qual tipo de formação continuada você acha que os professores de biologia precisam?
    Dê suas sugestões melhorar o trabalho dos professores das escolas estaduais?

    . Acredito que a Educação só será eficiente quando houver união por parte dos educadores e quando nossos alunos se conscientizarem de que Educação é necessária.

    .Não. Se houvesse um incentivo iniciaria um mestrado na área da educação e traria novos olhares para a educação da minha escola.

    . Formações práticas. Como essa em que os pares dividem seus conhecimentos e crescem juntos.

    . Trabalhar mais em equipe, por que embora isso já venha sendo desenvolvido, ainda somos muito individualista.

    Assis - Apuiarés.

    ResponderExcluir